Lambic-Fruit

 

    É uma Lambic baseada em trigo fermentada por variedades de “microbiota” belgas, sendo pálida, complexa, balanceada, frutada, agradavelmente azeda/ácida. Uma Lambic com fruta, não é só uma cerveja de frutas. As Fruit Lambics muitas vezes são produzidas como a Gueuze, pela mistura de Lambics de 1, 2 e 3 anos de idade. A fruta é geralmente adicionado no meio do envelhecimento e as leveduras e bactérias irão fermentar todos os açúcares da fruta. A fruta pode também ser adicionada a uma Unblended-Lambic.

    Atenção! Mais recentemente algumas cervejarias passaram a adicionar açúcar ou suco de fruta à uma Lambic, tornando-a excessivamente doce e menos maturadas. Essas cervejas devem entrar na categoria Belgian Specialty, pois a categoria Fuit Lambic não prevê cervejas com esse caráter.

Características

    Os estilos mais tradicionais de Fruit Lambic incluem a Kriek (cereja), Framboise (framboesa) e Druivenlambik (uva moscatel). Produtos tradicionais usam 10-30% de fruta (25%, se for cereja). Exemplos mais recentes incluem pêssego, damascosou uva Merlot. A fruta deve sempre constar do rótulo. Frutas azedas ou ácidas são tradicionalmente usadas não para adoçar a cerveja, mas sim para adicionar uma nova dimensão.

    Kriek Lambic tradicionais incluem: Boon Kriek, Cantillon Kriek Lambic, 3 Fonteinen Kriek, Girardin Kriek 1882, Hanssens Kriek Lambic, Oud Beersel Oude Kriek Vieille, Timmermans Traditional Kriek Lambic

    Kriek adocicadas incluem: Belle-Vue Kriek Lambic, Chapeau Kriek Lambic, Lindemans Kriek Lambic, Mort Subite Kriek Lambic, Timmermans Kriek Lambic, Van Honsebrouck St. Louis Kriek Lambic, La Sultane Halal Kriek

    Kriek Oud Bruin incluem: De Ryck Kriek Fantastiek, Liefmans Kriek, Kasteel Kriek, Verhaeghe Echt Kriekenbier

    Parâmetros Básicos: 5-7% álcool em vol.; IBU=varia até 10 (sem flavor de lúpulo); SRM=3-7 (cor depende da fruta).

 

Faro

    É uma Lambic misturada com açúcar candi para dar uma cerveja mais leve, mais adocicada e mais palatável. Comumente temperada com pimenta-do-reino, casca de laranja e coentro.