Queijo de Coalho

 

Geral

  • História

        O queijo de coalho é de origem tipicamente brasileira, sendo originário do Nordeste do Brasil. O início de sua produção remonta há alguns séculos atrás, com a chegada do gado bovino trazido pelos colonizadores portugueses.

        O processo de obtenção do queijo de coalho foi observado, quando os vaqueiros percorriam longas distâncias carregando o leite nas mochilas, conhecidas como matulão, fabricadas a partir do estomago de animais jovens: o leite coagulava e a massa que ficava era saborosa, dando origem ao queijo de coalho.

        Ele vem sendo elaborado artesanalmente nesta região, usualmente em pequenas fazendas, por famílias de baixa renda, que utilizam leite cru.

     

                  

  
  • Origem do Nome

        O seu nome "queijo de coalho" adveio do uso de coalho natural (e não industrial) em sua produção, retirados do estômago de certos animais silvestres ou de bezerros.

        Nos primórdios, utilizava-se como coalho natural, uma enzima extraída do estômago do mocó, Kerodon rupestris, um roedor da família Caviidae, encontrado em zonas áridas do leste do Brasil, indo desde o Piauí até Minas Gerais. Ele possui um tamanho um pouco maior que o de seu primo a preá, Cavia aperea.