Rio Grande do Sul

    

    
 

 

    Segundo a Portaria Estadual nº 214/2010, referenciada no item 2.2 acima, entende-se por região produtora de Queijo Artesanal Serrano, os 11 municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Muitos Capões e Vacaria.

    Todos eles fazem parte da região históricamente conhecida como Campos de Cima da Serra, exceto o município de Caxias do Sul, que é da Serra Gaúcha, famosa pelo seu vinho. Entretanto, a totalidade deles pertence a Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense, do IBGE.

 

Campos de Cima da Serra

Os 11 municípios gaúchos que estão sendo contemplados para a IP Queijo Artesanal Serrano são os abaixo, listados por microrregiões e mesorregiões do IBGE:

- MR-15 Vacaria (MES-02 Nordeste Rio-Grandense): Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria;

- MR-16 Caxias do Sul (MES-02 Nordeste Rio-Grandense): Caxias do Sul.

Apesar de não fazer parte formal dos Campos de Cima da Serra, o município de Caxias do Sul, foi incluído na portaria estadual. Isto, porque, 145 famílias produzem anualmente 80 toneladas de queijo. A fabricação concentra-se no distrito de Criúva, que antigamente fazia parte do município de São Francisco de Paula, com o qual possui características naturais de relevo, solo e vegetação análogas, mas tendo sido anexado, em 1954, a Caxias do Sul. Infelizmente, em Criúva predomina o sistema de pecuária leiteira, bem diferente do sistema tradicional baseado na pecuária de corte. É por este motivo que os produtores tradicionais dos municípios de Campos de Cima da Serra, denominam o seu produto como sendo simplesmente "Queijo Colonial".

Os municípios dos Campos de Cima da Serra que possuem produção mais relevante de Queijo Artesanal Serrano são Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Sem exceção, eles estão localizados na zona oriental da região.

A região dos Campos de Cima da Serra, está situada no Nordeste do Rio Grande do Sul e numa área na divisa com Santa Catarina,  sendo a parcela do território gaúcho de maior altitude, variando ao longo de seu território entre 400 a 1.400 metros acima do nível do mar. O seu território é caracterizado pelo frio rigoroso que atinge a região, principalmente no período de inverno.

            Em 17/09/2010, antecipando-se aos catarinenses, produtores rurais, representantes do poder público e de escritórios da Emater-RS de Bom Jesus e de São José dos Ausentes criaram oficialmente a APROCAMPOS - Associação dos Produtores de Queijo e Derivados do Leite dos Campos de Cima da Serra.

            Recentemente, os produtores locais vem também se organizando em associações nos municípios de Jaquirana, Monte Alegre e Muitos Capões.