Campo Redondo

 

 

Demarcação: região ainda não demarcada pelo IMA. Campo Redondo é um distrito do município de Itamonte, situado na microrregião do IBGE MR-54 de São Lourenço. Altitude: 933 m (sede).

História: os pioneiros fundaram comunidades rurais nos confins do município de Itamonte, ainda no século XIX. Agnelo Fonseca é neto do fundador Bruno Fonseca, hoje, nome da escola do povoado de Campo Redondo. Ele conta que por volta de 1940, 1950, já havia pequenos laticínios no local. Há 30-40 anos atrás, o carioca Pedro Delmonte, mudou-se para a região. Inicialmente, ele ajudou a montar a ainda pequena Associação dos Produtores de Queijo. Posteriormente, Marcelo Fonseca – filho de Zé Alípio Fonseca, Pedro e um vizinho, que hoje saiu do negócio, fizeram uma sociedade. Juntaram as cabeças de gado, fazendo um rodízio de pastos e ordenha e empregando um funcionário que atende as três propriedades.

Características do queijo: tem casca fina, amarela e textura pastosa. O sabor é discretamente adocicado quando jovem e mais salgado com fundo doce quando curado; tornando-se um queijo mais duro, quebradiço e granulado com um parmesão, quando matura por 4 a 6 meses.

Onde comprar:

- A Queijaria, loja paulistana de Fernando Oliveira, www.facebook.com/aqueijaria (11-3812 6449, 9 9955 9091): vende o Campo Redondo meia-cura de 800 g.