Regiões Principais

 

                                       (Serra da Mantiqueira - Alagoa)

 

    Alguns destes queijos já estão descendo da montanha e chegando aos maiores centros consumidores, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Por enquanto, são os abaixo:

Alagoa

O município de Alagoa está situado na microrregião do IBGE MR-54 de São Lourenço. Altitude: 1.132 m (sede). O queijo de Alagoa já tornou-se patrimônio cultural, registrado no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

História: a produção do queijo de Alagoa é relativamente antiga. Tudo começou há mais de 100 anos, quando o italiano Paschoal Poppa instalou-se no Bairro Boa Vista, a 8 km da Capela (atualmente, o Centro da Cidade). Os pastos verdejantes de Alagoa e as vacas leiteiras fornecerem a matéria-prima para a produção de queijo parmesão artesanal, feito até hoje com leite cru. Esta prática espalhou-se por outros produtores da zona rural, tornando a cidade famosa como a “Terra do Queijo Parmesão”.

Características do queijo: é um queijo de massa prensada e cozida. É geralmente consumido fresco com 10-15 dias e, ficando melhor ainda, com mais de 60 dias de maturação. Tem sabor picante e levemente salgado. Dimensões: variam de 1-5 kg.

 

Campo Redondo / Itamonte

Campo Redondo é um distrito do município de Itamonte, situado na microrregião do IBGE MR-54 de São Lourenço. Altitude: 933 m (sede).

História: os pioneiros fundaram comunidades rurais nos confins do município de Itamonte, ainda no século XIX. Agnelo Fonseca é neto do fundador Bruno Fonseca, hoje, nome da escola do povoado de Campo Redondo. Ele conta que por volta de 1940, 1950, já havia pequenos laticínios no local. Há 30-40 anos atrás, o carioca Pedro Delmonte, mudou-se para a região. Inicialmente, ele ajudou a montar a ainda pequena Associação dos Produtores de Queijo. Posteriormente, Marcelo Fonseca – filho de Zé Alípio Fonseca, Pedro e um vizinho, que hoje saiu do negócio, fizeram uma sociedade. Juntaram as cabeças de gado, fazendo um rodízio de pastos e ordenha e empregando um funcionário que atende as três propriedades.

Características do queijo: tem casca fina, amarela e textura pastosa. O sabor é discretamente adocicado quando jovem e mais salgado com fundo doce quando curado; tornando-se um queijo mais duro, quebradiço e granulado com um parmesão, quando matura por 4 a 6 meses.

 

Caxambú

Apesar de vizinha da região demarcada de Alagoa, por algum motivo que desconheço, o município de Caxambú acabou não sendo incluído na demarcação pelo IMA. Este famoso município turístico está também situado na microrregião do IBGE MR-54 de São Lourenço. Altitude: 895 m (sede).

História: a produção do queijo desta fazenda especificada mais abaixo, situada na Serra da Conquista, também batizado como os demais de Parmesão, iniciou-se em 1938.