Queijo Tipo Parmesão Artesanal de Alagoa

 

Geral

  • A Localização

        A produção do queijo Alto da Mantiqueira Artesanal é realizada nas terras altas da Serra da Mantiqueira, por volta de mil metros de altitude, no estado de Minas Gerais, ao longo das divisas com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

        A zona produtora está abrangida pela microrregião do IBGE MR-54 de São Lourenço, localizada, por sua vez, dentro da mesorregião do IBGE de Sul e Sudoeste de Minas.

        Esta microrregião está dividida em dezesseis municípios, muito deles produtores de queijo artesanal: Alagoa, Baependi, Cambuquira, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Lambari, Olímpio Noronha, Passa Quatro, Pouso Alto, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde e Soledade de Minas.           

                    
 
  • O Terroir

        Esta zona abrange diversas cidades-estâncias hidrominerais do Circuito das Águas de Minas Gerais. Além das inúmeras fontes de água mineral, ela é parcialmente cortada pelo rio Aiuroca, cujas nascentes localizam-se no município de Itamonte a uma altitude de aproximadamente 2.540 metros, na Serra da Mantiqueira, próximo ao Pico das Agulhas Negras. Em seu percurso, ele atravessa os municípios de Itamonte e Alagoa, e outros municípios da MR-55 vizinha, desaguando no rio Grande, a 913 metros de altitude.

        Esta região tem clima característico das regiões serranas do Sudeste brasileiro, sendo classificado como tropical de altitude, segundo a escala internacional de Köppen, como Cwb ("C" para média das temperaturas dos três meses mais frios do ano ser superior a 3º Celsius negativos e inferior a 18º Celsius no mês mais frio, "w" para invernos secos e "b" para temperatura média do mês mais quente ser inferior ou igual a 22º Celsius)

O Queijo

    Nesta zona da Serra da Mantiqueira, existem várias fazendas de leite, banhadas por águas cristalinas das fontes minerais ou do rio Aiuruoca. Aqui a produção rural tradicional, desde o século XIX, é de um queijo vendido com a designação “Parmesão da Mantiqueira”. Embora possa ficar, quando mais curado, como um tipo parmesão mais conhecido, aqui ele é consumido geralmente mais para jovem.

    Espero que muito em breve, este nome nada adequado seja substituído, pelos organismos oficiais e particulares, por uma designação mais condizente com a unicidade do mesmo. Eu proponho nesta página “Alto da Mantiqueira Artesanal”, porém outro equivalente poderá vir a ser o adotado.

    Propus esta denominação, pois eles possuem vários aspectos semelhantes aos queijos “Minas Artesanal”, tais como:

- Leite integral de vaca fresco e cru;

- Terroir com clima ameno, altitude elevada, pastos nativos e águas serranas;

- Produção artesanal em fazendas leiteiras.

    Por outro lado eles se diferenciam principalmente no processo produtivo. Pois eles, ao contrário dos “Minas Artesanal”, que são do tipo "massa prensada não cozida e casca natural", os “Alto da Mantiqueira Artesanal” são do tipo “massa prensada cozida e casca natural”.