Weizenbock

 
              

    A Weizenbock é uma variação de Weissbier não filtrada ou Hefeweizen, produzida para ter um maior teor alcoólico, comparáveis às Lager Bock à base de cevada.

    Geralmente, é feita com 60 a 70% de malte de trigo (tendo, portanto, um teor de malte de trigo acima dos 50% exigidos pela lei alemã). Os outros 30 a 40% tendem a ser maltes de cevada. Estes maltes de cevada vão de pálidos à âmbar, e, às vezes, são ligeiramente caramelizados, dando à cerveja um paladar encorpado, um final de boca gratificantemente maltado e rico, e _ dependendo da cor do malte de cevada _ uma aparência, mais ou menos opaca. Eles são fermentadas com uma levedura ale especial que dá à bebida um caráter típico condimentado e frutado, com cravo levemente picante. Uma pequena quantidade de lúpulo é usada apenas para o amargor.

 

Características

    As Weizenbock/Weissbock vão de acobreado à muito escuras. Se servida com aparência de levedura pode apropriadamente ser muito nublada. Nuances equilibradas de fenóis tipo cravo e ésteres tipo banana, produzem um aroma e sabor bem arredondados. Se escura, um leve caráter de malte torrado deve emergir no aroma e no sabor, em menor grau. Está presente uma doçura maltada média. A carbonatação é alta.

    Atualmente, temos no mercado brasileiro: Weihenstephaner Vitus Weizenbock 7.7% (clara), Erdinger Pikantus Weizenbock 7.3% (escura), etc.

    Parâmetros Básicos: 6,5-8,0+% álcool em vol.; IBU=15-30 (flavor do lúpulo é não perceptível, com amargor baixo); SRM=12-25 (cor de acobreado claro a marrom escuro).