Descrição Resumida

 

         Os Segredos do Vinho – Para Iniciantes e Iniciados, 4ª edição

                Autor: José Osvaldo Albano do Amarante

 

                        

Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados é o mais completo livro sobre vinhos já editado no Brasil. Escrito por um dos maiores especialistas do país, oferece ao leitor todas as informações sobre a “bebida dos deuses”.

  

1. Versão em papel

Mescla Editorial, 2005, 2015 (4ª edição revista, ampliada e atualizada)

Tamanho: 624 páginas; formato: 17,0 x 24,0 cm; peso: 1,32 kg

Acabamento: capa dura, papel couchê, fotos e mapas coloridos

Preço de capa: R$ 205,00

 

- Se desejar comprar sem autógrafo:

 www.gruposummus.com.br/summus/autor//Jos%C3%A9+Osvaldo+Albano+do+Amarante

 

- Se desejar comprar com autógrafo (Mistral Importadora): tel. 55-11-3372 3400

 

2. Versão digital eBook

Formato: pdf

Preço: R$ 99,00

 

- Site para compra: store.kobobooks.com/pt-br/search?query=Jos%C3%A9%20Osvaldo%20Albano%20do%20Amarante&fcsearchfield=Author

 

Sinopse

 

                        

O livro está estruturado em três partes.

 

A primeira parte lida com assuntos bem práticos, como o armazenamento, o serviço, o consumo e a degustação de vinho. No capítulo sobre o armazenamento são tratados os tópicos relativos a compra, a adega, as garrafas e a evolução dos vinhos. O serviço está dividido em o quanto beber, a temperatura de serviço, o desarolhamento, o arejamento e a decantação, os copos, a ordem de precedência e o vinho no restaurante. O consumo abrange o vinho como alimento e como medicamento, as calorias, e a harmonização com comidas. Finalmente, a degustação esmiúça os exames visual, olfativo, gustativo e final, as confrarias de vinho e a ficha de degustação. Neste tópico encontra-se descritos os grandes vinhos que foram marcos na minha vida.

 

Na segunda parte são tratados assuntos mais técnicos como a uva, o vinho, a vinificação e a madeira e o vinho. O capítulo da uva desmembra-se em a videira, a composição da uva, o vinhedo e as principais variedades viníferas, assinalando inclusive quais as mais plantadas o mundo. O vinho contempla a sua definição, a sua composição, os fatores de qualidade (solo, clima, uva e tecnologia), as classes de vinho e os vinhos especiais, tais como os orgânicos, os biodinâmicos, os kosher e os sem álcool. A vinificação inicia pela colheita, analisando depois os métodos de produção de tintos, brancos, rosados, espumantes e licorosos, além de expondo quais as práticas enológicas lícitas. Terminando esta segunda parte, fala-se da madeira (o carvalho), a tanoaria e a maturação do vinho em barris.

 

A terceira e última parte, têm como cenário o panorama mundial atual do vinho, destacando as estatísticas mais determinantes. A viagem percorre todos os principais países, suas legislações e suas mais importantes regiões vinícolas. Os países contemplados são: França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria, Hungria, Grécia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Brasil.

 

Como anexos, estão incluídos um glossário, uma tabela de safras e uma relação de literatura recomendada.