Comentários da crítica

 

  O amigo José Osvaldo Albano do Amarante está lançando um dos melhores livros sobre vinhos que já li. A parte inicial – vinho, vinificação e degustação – é primorosa. Além disso, o autor repassa os produtos dos principais países.

Saul Galvão, jornalista, na revista Gula de Agosto de 2005.

                                      

 

 

“O especialista José Osvaldo Albano do Amarante, está lançando Os Segredos do Vinho – Para Iniciantes e Iniciados. O título não é exagerado. Com 566 páginas, tem muita informação, acima da média de obras do gênero. Fartamente ilustrado, com fotos de Gladstone Campos, mapas coloridos e tabelas, a publicação esclarece quem dá os primeiros passos no universo da bebida e é fonte segura de consulta para os já iniciados. Bem escrito, exprime exatamente o estilo de Amarante, engenheiro químico de formação: não perde tempo e vai direto ao ponto. No capítulo sobre o uso do carvalho, por exemplo, Amarante faz um verdadeiro tratado sobre a tanoaria, a arte de produzir barricas. Qual o recorde de venda de uma garrafa de vinho em leilão? Claro que ele informa. Nada mais Amarante.”    

José Maria Santana, jornalista, na revista Gula de Agosto de 2005.

                         

 

 

“José Osvaldo Albano do Amarante garante que a formação em Engenharia Química não influenciou sua paixão pelo vinho. Contudo, só o rigor de um engenheiro explica o fato de que, desde 1981, Amarante anota todos os vinhos que bebe, registrando as informações a respeito de cada um em fichas que depois são passadas para o computador. Essa invejável prática enológica, complementada por leituras e viagens, é sólida base de Os Segredos do Vinho. Como promete o subtítulo, é um livro para iniciantes e iniciados. Os iniciantes encontram informações importantes para entender o fascinante mundo dos vinhos. Já para os iniciados, há detalhes dificilmente encontrados mesmo em obras estrangeiras, como a legislação vinícola de 16 países analisados. Mas não pense que é um livro frio e técnico. Além de curiosidades, como a história dos famosos vinhos de garrafa azul no Brasil, Amarante indica as melhores opções que provou de cada uma das regiões produtoras”.

Guilherme Velloso, jornalista, na revista Wine Style de Set/Out de 2005.

                                      

 

 

 

 

“Os Segredos do Vinho para Iniciantes e Iniciados

 Avaliação (cotação máxima): ****

José Osvaldo Albano do Amarante, engenheiro químico, descortina o universo de elementos que dão forma e permitem apreciar um bom vinho. O passeio começa pela compra e conservação, segue pelo serviço e pela degustação da bebida, até com modelos de fichas técnicas para avaliá-la. Outros capítulos descrevem as variedades de uvas, os tipos de vinificação e envelhecimento dos vinhos (com detalhes minuciosos do papel do carvalho, um ítem raro). No final, há um giro pelo mundo vinícola, suas regiões, seus vinhos e a legislação que os rege, incluindo cantos pouco mencionados, como o Canadá. O livro, de ótimo roteiro, contém muitos detalhes técnicos (além de tabelas com a qualidade das safras), sendo uma das mais vastas e ricas obras brasileiras publicadas até hoje”.

Jorge Carrara, jornalista, no jornal Folha de São Paulo de 12 de Janeiro de 2006.

                          

 

 

 

 

                                Outras críticas

                               

 

 

    “O livro faz juz ao nome, pois é realmente útil para quem quiser conhecer essa bebida. Amarante é conhecedor profundo do assunto, degustador sério e     apaixonado. Ele não faz concessões, é um dos provadores mais honestos, o que se reflete em suas opiniões no livro.”

 Saul Galvão, jornalista, no jornal O Estado de São Paulo em 18/08/05.

 

“Amarante é um personagem bastante conhecido no mundo do vinho. Existe muita gente besta no mundo do vinho, mas um livro como o do Amarante, didático, sem deixar de ser profundo, limpo e claro, tenta apagar esta impressão e ajuda o brasileiro a beber bem. Ao final dele, o leitor iniciante terá aprendido mais do que na maioria dos cursos de degustação.”

Júlio Pimentel Pinto, historiador da Universidade de São Paulo - USP, no seu blog www.paisagensdacritica.zip.net, em 29/01/06.

 

“Livro de cabeceira: não tenho lido muitos livros técnicos. O livro que mais consulto no dia-a-dia é Os Segredos do Vinho de José Osvaldo Albano e Amarante.”

Jeff Previero, chef italiano e dono da Cantina Fratello de Baurú-SP,no site www.jcnet.com.br, em 14/10/07.

 

“O livro é uma grande viagem aos segredos do vinho. Amarante, enófilo de primeira hora, com quem tive o prazer de contar com a amizade e trabalho no início da criação da SBAV, é um estudioso do vinho, que nos lembra um monge beneditino, tamanha a sua dedicação a causa de Baco.”

Carlos Cabral de Mello, consultor de vinho do Pão de Açúcar, no seu site www.carloscabarl.com.br, em 09/02/09.

 

“De acordo com o livro Os Segredos do Vinho de José Osvaldo Amarante, um dos papas do vinho no Brasil…”

João Filipe Clemente, enófilo, no seu blog falandodevinhos.wordpress.com, em 14/03/09.

 

“O melhor livro sobre vinhos é o Oxford Companion to Wine, mas foi escrito em inglês. Em português outro seria Os Segredos do Vinho, escrito por José Osvaldo Albano do Amarante.”

Dirceu Vianna Junior, primeiro brasileiro à obter o conceituadíssimo “Master of Wine” inglês, no site tc.batepapo.uol.com.br, em 11/05/09.

 

“Três livros para você ler antes de abrir uma garrafa de vinho: Tintos e Brancos de Saul Galvão, Os Segredos do Vinho de José Osvaldo Amarante e A História do Vinho de Hugh Johnson. O do Amarante é um dos mais completos livros escritos sobre vinho no país, consegue ser tão interessante para quem quer se iniciar no mundo da bebida como para aqueles que já foram iniciados.”

Mario Telles Junior, presidente da ABS-SP, na revista História de Outubro 2009.

 

“Para muitos iniciantes, segundo o sommelier Manuel Luz, um possível título a se recorrer é o Os Segredos do Vinho, de José Osvaldo Amarante, um dos maiores especialistas do Brasil.”

Manuel Luz, sommelier, na revista Adega de Março 2010.

 

“10 livros para conhecer mais sobre vinho: O especialista José Osvaldo Albano do Amarante divide com seus leitores 30 anos de experiências no mundo do vinho em textos claros e diretos com muita informação prática. Indicado para quem quer contar com a experiência de quem já degustou muito.”

Roberto Gerosa, jornalista, no seu blog colunistas.ig.com.br, em 06/04/10.

 

“Existem alguns guias consagrados, como os lançados por Saul Galvão (já falecido), José Osvaldo Albano do Amarante, e eu não poderia deixar de indicar o Guia Larousse de Vinhos, que é assinado por mim.”

Manoel Beato, talvez o melhor sommelier do Brasil, para a Sincodiv Online, em 29/06/2010. 
 

"O livro do meu caro amigo Amarante continua sendo um dos melhores escritos sobre o Brasil, até hoje."

Adolfo Lona, enólogo criador dos vinhos Baron de Lantier e, recentemente, dos vinhos Adolfo Lona, no Facebook em Julho de 2016.