Descrição Resumida

 

Queijos do Brasil e do Mundo – Para Iniciantes e Apreciadores

 

Autor: José Osvaldo Albano do Amarante

 

 

José Osvaldo Albano do Amarante, um dos maiores especialistas em vinhos do Brasil, dedica-se neste livro a outra de suas paixões: o queijo, tema sobre o qual ministra palestras em todo o país desde 1993. Viajante inveterado, foi colecionando observações sobre os queijos que consumiu e aprofundou suas pesquisas ao longo das últimas três décadas. O resultado é uma obra completa, com dados sobre produção, exportação e consumo dos principais queijos do Brasil e do mundo.

 

1. Versão em papel

Mescla Editorial, 2015

Tamanho: 352 páginas; formato: 17,0 x 24,0 cm; peso: 0,79 kg

Acabamento: capa dura, papel couchê, fotos e mapas coloridos

Preço de capa: R$ 115,00

 

- Se desejar comprar sem autógrafo: www.gruposummus.com.br/summus/autor//Jos%C3%A9+Osvaldo+Albano+do+Amarante

 

- Se desejar comprar com autógrafo (Mistral Importadora): tel. 55-11-3372 3400

 

2. Versão digital eBook

            Formato: pdf

            Preço: R$ 73,20

 

- Site para compra: store.kobobooks.com/pt-br/search?query=Jos%C3%A9%20Osvaldo%20Albano%20do%20Amarante&fcsearchfield=Author

 

Sinopse do livro

O livro está estruturado em quatro partes.

 

A primeira parte lida com a matéria-prima, o leite, e o produto final, o queijo. No capítulo sobre o leite, são abordados os seguintes tópicos: os tipos de leite, a composição do leite, os fatores de qualidade do leite, a ordenha, o rendimento e os outros derivados do leite. No capítulo sobre o queijo, inicia-se com a definição desse produto, em seguida são detalhadas as oito classes de queijo, consideradas nessa obra. Finalizando a primeira parte, são descritos os queijos favoritos do autor, tanto os internacionais, quanto os brasileiros.

 

A segunda parte inicia com um panorama mundial do queijo, tratando da sua origem e de aspectos estatísticos do mesmo, tais como, produção mundial, exportação mundial e consumo per capita mundial. Em seguida, traz um extenso capítulo onde são abordados com muita profundidade os queijos brasileiros, incluindo a história do queijo no Brasil, os dados estatísticos de produção, os locais de compra e de consumo dos queijos nas principais cidades brasileiras, finalizando, por uma extensa descrição dos principais queijos brasileiros.

Seguem-se, vários capítulos abordando os principais países produtores de queijo, tais como: França, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Áustria, Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Grécia e Estados Unidos. Em cada um desses países são explorados informações gerais, os principais queijos, os queijos favoritos do autor e dicas de viagem, nas quais são recomendados lojas, restaurantes e bares, feiras e mercados, queijarias e museus de queijo.

 

A terceira parte trata com assuntos bem práticos, como compra e armazenamento, serviço e consumo e receitas culinárias com queijo. O capítulo serviço e consumo detalha: a temperatura de serviço dos queijos, como corta-los, o valor nutritivo, as calorias, a lactose, as formas de consumo, as tábuas de queijo, a ordem de precedência, a combinação com vinhos e como saboreá-los.

 

A quarta e última parte, é a mais técnica, que irá interessar àqueles que queiram se aprofundar na produção de queijo. Ela descreve todas as etapas que vão do leite até o queijo, inclusive com fluxogramas e fotos.

 

Fechando a obra, tem um glossário, uma bibliografia e um índice remissivo.