Tipos de Cogumelos

 

  

Silvestres

        Os cogumelos silvestres tendem a aparecer sazonalmente e, a grande maioria, possue um período de vida de apenas poucos meses. Na Europa, há duas estações principais para colheita deles: primavera (abril a junho) e outono (outubro a dezembro). No Brasil, as estações de coleta dos cogumelos silvestres vai, nos locais mais frios, de março a junho e de setembro a novembro.

 

Cultivados

        Os fungos vem sendo utilizado, desde a Antiguidade, na Ásia e na Europa, tanto como alimento como para efeito terapêutico. A primeira espécie a ser cultivada racionalmente com intuito comercial, no século VI, foi a Orelha-de-Judas (Auricularia auricula-judae). Cerca de 200 a 300 anos mais tarde, a espécie Enoki (Flamulina velutipes) começou a ser explorada. A terceira espécie a ser cultivada, foi o Shiitake (Lentinula edodes), por volta do ano 1100, na China.

        De acordo com a FAO, em 2000, haviam 92 espécies de cogumelos cultivados no mundo. Dessas, somente 12 espécies são comumente cultivadas para alimentação e/ou fins medicinais, através das zonas tropicais e temperadas, incluindo os cogumelos: Champignon ou Champignon-de-Paris (Agaricus bisporus), Shiitake (Lentinula edodes), Hiratake/Shimeji (Pleurotus ostreatus), Cogumelo-palha (Volvariella volvacea), Cogumelo-leão (Hericium erinaceus), Orelha-de-Judas (Auricularia auricula-judae), Cogumelo-rei ou Reishi (Ganoderma lucidum), Maitake (Grifola frondosa), Enoki (Flammulina velutipes), Tremela-gelatinosa ou White Jelly (Tremella fuciformis), Nameko (Pholiota nameko) e Coprino-cabeludo (Coprinus comatus).

        Os mercados comerciais são dominadas pelas espécies Champignon-de-Paris, Shiitake e Pleurotus spp., que representam 3/4 dos cogumelos cultivados no mundo. No caso, o Shimeji fica com o 3º lugar e o Hiratake com o 4º lugar.