Legislação

 

 

        

 

 Brasileira

        Segundo o Decreto nº 6871, de 04/06/09, gim ou gin é a bebida com graduação alcoólica de 35 a 54% em volume, a 20ºC, obtida pela redestilação de álcool etílico potável de origem agrícola, na presença de bagas de zimbro (Juniperus communis), com adição ou não de outra substância vegetal aromática, ou pela adição de extrato de bagas de zimbro, com ou sem outra substância vegetal aromática, ao álcool etílico potável de origem agrícola e, em ambos os casos, o sabor do zimbro deverá ser preponderante, podendo ser adicionada de açúcares até 15 g/l. O gim será denominado de:

- gim destilado, quando a bebida for obtida exclusivamente por redestilação;

- London dry gin, quando a bebida for obtida por destilação seca;

- gim seco ou dry gin, quando a bebida contiver até 6 g/l;

- gim doce, old tom gin ou gim cordial, quando a bebida contiver açúcares acima de 6 e até 15 g/l.

 

Europeia

        A legislação europeia que trata das bebidas produzidas com zimbro é a EEC-110/2008. Nesta legislação, existem 3 definições de gim: gin, distilled gin and London gin.

        Gin é uma bebida destilada de zimbro obtida por aromatização de um álcool etílico de origem agrícola adequado com bagas de zimbro (Juniperus communis L.). O título alcoométrico mínimo em volume do gin é de 37,5%. Apenas aromatizantes naturais e/ou idênticos aos naturais, definidas nos artigos pertinentes da Directive 88/388/CEE, e/ou preparados aromatizantes tais como definidos na mesma devem ser utilizados para a produção de gim, de modo a que o sabor seja predominante de zimbro.

        Comentários da GVA: O álcool etílico empregado não precisa ser redestilado. Os aromatizantes podem ser simplesmente misturados com o álcool etílico para dar o gim (compounded). Não há restrições à adição de outros aditivos aprovados, tais quais adoçantes. Não há restrições há empregar colorantes aprovados.

        Distilled Gin é uma bebida destilada de zimbro obtida exclusivamente por redestilação organolepticamente adequada de álcool etílico de origem agrícola de qualidade apropriada com um título alcoométrico inicial de pelo menos 96% em volume, realizado em alambiques tradicionalmente utilizados para o gim, na presença de bagas de zimbro (Juniperus communis L.) e de outros produtos vegetais naturais, devendo o sabor a zimbro ser preponderante. Alternativamente, pode ser uma mistura do produto dessa destilação com álcool etílico de origem agrícola de mesma composição, pureza e título alcoométrico; substâncias aromatizantes naturais e/ou idênticas e/ou preparados aromatizantes tal como especificados nas Directivas também podem ser usados para flavorizar o gim destilado. O título alcoométrico mínimo em volume do gim destilado é de 37,5%. O gim obtido unicamente pela adição de essências ou aromas ao álcool etílico de origem agrícola não é gim destilado.

        Comentários da GVA: Aromatizantes adicionais podem ser adicionados após a destilação e eles podem ser tanto naturais ou artificiais. Não há restrições há empregar colorantes aprovados.

        London Gin é um tipo de gim destilado obtido exclusivamente a partir de álcool etílico de origem agrícola, com um teor máximo de metanol de 5 gramas por hectolitro de álcool etílico a 100% em volume, cujo aroma seja conferido exclusivamente por redestilação em alambiques tradicionais, de álcool etílico na presença de todos os materiais vegetais utilizados. O destilado obtido deve conter, pelo menos, 70% de álcool em volume. Qualquer outro álcool etílico de origem agrícola que venha a ser adicionado deve ser consistente com as características constantes da Directiva, mas com um teor máximo de metanol de 5 gramas por hectolitro de álcool a 100% em volume. Que não sejam adicionados edulcorantes superior a 0,1 gramas por litro de açúcares do produto final, nem corantes. Que não contenha quaisquer outros ingredientes adicionais que não sejam água. O título alcoométrico mínimo em volume do London gin é de 37,5%. A expressão London gin pode ser complementada pelo termo "dry".

        Comentários da GVA: O uso de aromatizante artificial não é permitido. Nenhum aromatizante pode ser adicionado após a destilação. Pode ser adicionada uma pequena quantidade de adocicante, após a destilação, desde que não ultrapasse 0,1 gramas/litro do produto final (o açúcar não é discernível, sendo adicionado em alguns produtos apenas com o próposito de proteger uma marca). A única substância que pode ser a adicionada é água. Não pode ser colorido.

        Comentários do JOA: este tipo de gim, além de ser o mais tradicioanl de topos, é o meu predileto!