Degustações

 

   

 

 

Aspectos à analisar

    Para degustar gim convém serví-lo numa taça de boca fechada, tipo ISO de degustação de vinhos, que servirá para a análise visual e para concentrar os aromas. Depois de visualizar e olfatar, adicione 1/3 de água mineral pura sem gás para diluir e amplificar o sabor sem alterá-lo.

    O gim é uma bebida destilada e redestilada, assim como a vodca. Mas ao contrário desta, que é neutra, os estágios de redestilação do gim é realizado na presença de bagos de zimbro e de outras componentes botânicos aromáticos (botanicals). Desta forma, o mais importante em degustação de gim é o seu caráter ou personalidade, que provém destes aromatizantes, principalmente do zimbro.

    As características demonstradas pelos melhores exemplares, quando bebidos puros, são as seguintes: incolor, pois assim como a vodca, e ao contrário do conhaque e do uísque, é uma bebida para ser consumida sem envelhecimento (apesar de existirem alguns poucos gins de cor azul-claro das pétalas de lírio, como o Magellan, de cor alaranjada do açafrão, como o Saffron, e envelhecidos em carvalho, como o Citadelle Réserve); com inúmeras estrias devido à elevada alcoolicidade; com aroma intenso e delicadamente perfumado; oleoso, seco e com álcool equilibrado no palato, denotando o caráter típico de zimbro; e com retrogosto longo e agradável.

 

Meus preferidos

    Após provar puros e às cegas 268 gins, os meus prediletos, alguns deles disponíveis atualmente no mercado brasileiro, sendo britânicos a menos que especificado em contrário, são: 

(5*) Beefeater, Gordon's, Nolet's Silver (nl), No. 3 London (nl), Tanqueray Ten e The Botanical's Premium

(4,5*) City of London, City of LOndon Christopher Wren, Ford's, G'Vine Nouaison (fr), Geranium Premium, Hendricks, HTK Belgian (be), Langley's Nº 8, Malfy (it), Martin Miller's Westbourne, Nordés (es), Old English, Oxley, Plymouth Navy Strength, Plymouth Original, Savvy (pt), Tanqueray Malacca, Tanqueray Rangpur, V2C Dutch (nl) e Williams Chase Elegant Crisp

(4*) 3 Howls Navy, Beefeater 24, Beefeater Crown Jewel, Beg (br), Beg Navy (br), Berliner Brandstifer 2015 (de), Bombay Sapphire, Brecon Botanicals, Cape Town Classic (za), Fifty Pounds, Gin Sul (de), Granit Bavarian (de), Ish, Ish Limed, Lebbos Hop (br), Martin Miller's, Old Raj Blue Label 55º, Portobello Road nº 171, Robeby's Half Crown, Sipsmith V.J.O.P., Tanqueray e Yvy Mar (br)

 

Painéis realizados

No "blog gins" da página inicial deste site, estão descritas as principais degustações às cegas de gins que venho participando, desde Setembro de 1989.