Degustações

  

Aspectos à analisar

    Para degustar gim convém serví-lo numa taça de boca fechada, tipo ISO de degustação de vinhos, que servirá para a análise visual e para concentrar os aromas. Depois de visualizar e olfatar, adicione 1/3 de água mineral pura sem gás para diluir e amplificar o sabor sem alterá-lo.

    O gim é uma bebida destilada e redestilada, assim como a vodca. Mas ao contrário desta, que é neutra, os estágios de redestilação do gim é realizado na presença de bagos de zimbro e de outras componentes botânicos aromáticos (botanicals). Desta forma, o mais importante em degustação de gim é o seu caráter ou personalidade, que provém destes aromatizantes, principalmente do zimbro.

    As características demonstradas pelos melhores exemplares, quando bebidos puros, são as seguintes: incolor, pois assim como a vodca, e ao contrário do conhaque e do uísque, é uma bebida para ser consumida sem envelhecimento (apesar de existirem alguns poucos gins de cor azul-claro das pétalas de lírio, como o Magellan, de cor alaranjada do açafrão, como o Saffron, e envelhecidos em carvalho, como o Citadelle Réserve); com inúmeras estrias devido à elevada alcoolicidade; com aroma intenso e delicadamente perfumado; oleoso, seco e com álcool equilibrado no palato, denotando o caráter típico de zimbro; e com retrogosto longo e agradável.

 

Painéis realizados

No "blog gins" da página inicial deste site, estão descritas as principais degustações às cegas de gins que venho participando, desde Setembro de 1989.