Nova classificação de vinhedos alemães

18/04/2012 00:00

 

A VDP (Verband der Deutschen Prädikatsweingüter – Associação das Vinícolas Alemãs Produtoras de Vinhos com Predicados), fundada em 1910, é um consórcio de produtores de vinhos voltados claramente para a qualidade.  A sua insígnia é uma estilização da águia alemã com um cacho de uvas no peito. Esse logotipo, obrigatório na cápsula ou no rótulo das garrafas, é uma garantia real de qualidade para o consumidor.

Em 2012, fazem parte dela 197 propriedades cimeiras, de todas as regiões do país. Elas possuem apenas cerca de 5% (cerca de 4.900 ha) da superfície total coberta com vinhas, e, também, somente 2% do volume colhido, representando, entretanto, a quase totalidade dos grandes vinhos.

Em 2011, cerca de 55% de todos os vinhedos da VDP eram de uvas Riesling, representando 7% (2.700 ha) de toda a área mundial desta cepa e 12% da área plantada no país com esta casta.

 

Classificação de vinhedos

Através do acordo VDP 2012, de 25/01/12, válido a partir da safra de 2012, houve uma alteração da nomenclatura dos vinhos dos associados da VDP. Ela se espelhou na estruturação usada na região de Bourgogne, abrangendo quatro níveis de qualidade:

            - VDP Grosse Lage (Grand Cru)

            - VDP Erste Lage (Premier Cru)

            - VDP Ortswein (Village)

            - VDP Gutswein (Régional)

  • Cada associação regional será responsável por definir quais vinhedos serão Grosse Lage (grandes sítios) ou Erste Lage (muito bons sítios). Os Ortswein e Gutswein serão destinados aos vinhos provenientes de bons e médios sítios;
  • Na atualidade, as associações VDP regionais já relacionaram 273 vinhedos com potencial para produzirem Lagenwein.
  • Os tradicionais Prädikatsweine (plural de Prädikatswein) podem ser usados para todas as quatro categorias. Entretanto, são reservados apenas para vinhos adocicados naturalmente, ficando proibidas as designações “trocken” (seco), “halbtrocken” (meio-seco) e “feinherb” (suave). Exceto os Gutsweine, que poderão ser vinificados em qualquer estilo (seco, meio-seco, doce);
  • Um vinho VDP Grosse Lage seco é um Grosses Gewächs (grande colheita). Esta designação denotará os mais finos vinhos secos alemães originados nos melhores vinhedos;
  • A designação “trocken” é obrigatória, porém a “halbtrocken” é opcional;
  • A mesma opção de rotulagem se aplica tanto aos VDP Ortsweine quanto aos VDP Lagenweine. Já os VDP Gutsweine poderão ser tanto Qualitätsweine (QbA) quanto Prädikatsweine de qualquer estilo (seco, meio-seco, doce).

 


www.amarante-vinhos.com.br