Gin on Mondays - Degustação Especial de Dry Martini

11/12/2023 00:00

Em dezembro 2023, os seguintes confrades da Gin on Mondays participaram de uma interessante e inusitada degustação de Dry Martini: André Novaes Patury (Get Trade Importadora), Marcos Frugis (médico e consumidor) Mário Separovic Rodrigues (dono Empório Frei Caneca), Newton Duarte Barros (sócio do North Bar e Grill) e eu.

Foram pré-selecionados 10 ótimos gins, sendo 8 importados e 2 brasileiros, usando o mesmo processo de elaboração para todos os 10 Dry Martini. Utilizamos a clássica taça com pedestal para Dry Martini e dividimos a degustação as cegas em 3 etapas, a primeira e a segunda com 4 gins e a terceira com 2. Separamos 8 Gins e foram numerados aleatoriamente de 1 a 8 para as duas primeiras etapas e os Gins Gordon’s e Bombay ficaram para a terceira etapa também numerados aleatoriamente. O procedimento foi o mesmo para as 3 etapas, gelando as taças previamente, utilizando um copo de mixing glass para cada Gin com bastante gelo, adicionamos 50 ml da Amostra de Gin e 4 gotas do vermute seco Noilly Prat, com uma bailarina mexemos por 30 segundos cada copo e em seguida retiramos o gelo das taças numeradas e servimos o DRY coado nos seus respectivos copos e torcemos um zest de limão siciliano em cada uma das amostras e após perfurmar com seus óleos depositamos no fundo da taça e passamos a servir simultaneamente as taças de cada etapa para todos os Confrades.

O resultado da degustação do grupo e meu, foi o seguinte:

A surpresa foi o Tanqueray Ten ter se saído também mal, tanto nos G&T, quanto nos Dry Martini! Parece até que a fórmula original vencedora sofreu alterações...

Outra surpresa agradável foi a ótima colocação dos 2 gins "brazucas": At Five (sempre excelente) e Beg Navy.

Mas, o tradicional gin Gordon's London Dry realmente é admirável, pela sua excelente relação qualidade x preço.

 


www.amarante-vinhos.com.br