Cordeiro  

 

Classificação Científica

Ordem: Artiodactyla

Famílias: Bovidae

Subfamília: Caprinae (a mesma do cabrito)

Gênero: Ovis

Espécie: O. aries

                           

                                            (Rebanho de ovinos)

 

Sinônimos

- Espécie: Ovino (br/pt) Sheep (us) Mouton (fr) Oveja (es) Pecora (it) Hausschaf (de)

- Carne animal velho/jovem: Ovina (br/pt) Mutton/Lamb (us) Mouton/Agneau (fr) Hammelfleisch/Lammfleisch (de)

- Fêmea: Ovelha (br/pt) Ewe (us) Brebis (fr) Oveja (es) Ovella (galego) Ovelle (catalão) Pecora (it) Schaf (de)

- Macho: Carneiro ou Capão “castrado” (br/pt) Ram ou Wether “castrado”  (us) Bélier ou Doublon “castrado” (fr) Carnero (es) Carneiro (galego) Ariete ou Montone (it) Hammel “castrado”, Bock ou Widder (de)

- Macho jovem (entre 1-2 anos): Yearling (us) Hogget ou Shearling (uk)

- Filhote: Cordeiro ou Borrego (br/pt) Lamb (us) Agneau ou Agnelle d’herbe; Agneau ou Agnelle de bergerie (fr) Cordero ternasco ou Cordero de pasto (es) Agnello, Pecorino ou Abbacchio (it) Lamm (de)

- Filhote mamão: Cordeiro de leite, Cordeiro mamão (br/pt) Anho (pt) Agneau ou Agnelle de lait (fr) Cordero Lechal ou Lechazo (es) Agnello da latte (it) Milchlamm (de)

 

Os Ovinos

        Há uma série de teorias diferentes sobre as origens da espécie ovina doméstica (Ovis aries). No entanto, a maioria das fontes concorda que ela se originou do muflão, um de seus dois ancestrais, segundo estudos de DNA. Embora o segundo ancestral ainda não tenha sido identificado. Existem duas populações selvagens de muflões ainda em existência: o muflão-asiático (O. orientalis) que ainda é encontrado nas montanhas da Ásia Menor e do sul do Irã; e do muflão-europeu (O. musimon) do qual os únicos membros existentes encontram-se nas ilhas da Córsega e da Sardenha.

        Algumas fontes aventam até mesmo, a hipótese de que o muflão europeu tenha realmente se desenvolvido a partir da primeira ovelha doméstica na Europa, tendo tornado-se selvagem, e que todas as ovelhas domésticas são realmente descendentes do muflão asiático.

        As ovelhas estavam entre os primeiros animais a serem domesticados, possivelmente no Neolítico. Evidências da domesticação de ovelhas e cabras datam de 8.500 a.C. no norte da Mesopotâmia, no atual Iraque.

        Atualmente, a ovelha é criada em cativeiro, em todos os continentes. A criação de ovelhas (ovinocultura) é uma atividade que tem ocupado fazendeiros desde os tempos mais remotos, pois este animal pode fornecer carne, leite, lã e couro.