Tipos de batata

 

        A qualidade culinária de uma batata, depende diretamente do seu teor de amido e, por sua vez, do seu conteúdo de matéria seca. Pois, a matéria seca é composta do amido e dos outros compostos, que não sejam a água. Desta forma, existem 3 tipos básicos de variedades de batatas: as de alto, as de médio e as de baixo teores de amido.

                     

Batatas com alto teor de amido

        Batatas de alto teor de amido, também chamadas “batatas farinhentas” (mealy or floury potatoes), têm uma textura mais seca, devido aos níveis mais baixos de humidade. Quando cozidas (boiled), elas tendem a desmoronar. Basicamente, quanto mais elevado for o percentual de amido, mais facilmente as células de amido do tubérculo se rompem quando aquecidas. Este tipo é mais indicado para assadura (baking) ou fritura (frying). Dão ótimas batatas fritas, purês, batatas gratinadas, massas (nhoque) e sopas.

 

Batatas com médio teor de amido

        Batatas de médio teor de amido, ou "batatas para usos múltiplos" (multi-purpose potatoes), têm uma textura razoavelmente firme, um pouco mais úmidas do que as batatas para assadura (baking potatoes), possuindo, também, um sabor mais brando.

 

Batatas com baixo teor de amido

        Batatas de baixo teor de amido são chamados de "serosas" (waxy potatoes), tendo polpas de textura firme e sendo as mais úmidas de todas. Esses tubérculos mantêm seu formato durante o cozimento (cooking). Este tipo é mais recomendado para fervura (boiling). São ideais para saladas, batatas salteadas, batatas ensopadas ou guisadas e cozidas no vapor.