Na Cozinha  

 

                     

        As batatas têm uma grande importância na culinária. Tendo em vista que o amido de batata crua não pode ser digerido por seres humanos, há a necessidade dela ser cozinhada. Existem inúmeras formas de consumí-la: frita, assada ou cozida.

        Na escolha de uma batatas, cuja cor pode ir do amarelo-claro ao castanho-avermelhado, devem preferir-se as de pele lisa. Aquelas com a pele manchada de verde, germinadas, picadas e, evidentemente, podres devem ser rejeitadas.

 

Batata cozida

        O tipo de cozimento que melhor conserva os nutrientes da batata é cozimento ao vapor, com casca. Em segundo lugar, o cozimento em água fervente, sempre com a casca. Para que as batatas não desmanchem ao serem cozidas, adicione um pouco de óleo na água. Para que as batatas não escureçam ao serem cozidas, adicione algumas gotas de limão ou vinagre na água.

 

Purê de batata

        O chef Erick Jacquin, no preparo do seu famoso purê, cozinha as batatas Asterix em uma mistura de água e leite integral. Depois de passar as batatas na peneira, ele finaliza o prato acrescentando manteiga e creme de leite.

        Alex Atala, no preparo do seu delicioso aligot, recomenda que o purê seja feito com batatas do tipo Rosenthal. A menos que esse nome seja de um determinado produtor deste tubérculo, desconfio, que o grande Alex tenha “criado” um tipo de batata para não divulgar o seu segredo. Pois, não existe nenhuma variedade de batata com este nome. Nem no banco de dados da Europotato, nem no da Embrapa, e muito menos no do Centro Internacional de la Papa.

 

Batata frita

        Uma importante dica para que as batatas fritas fiquem crocantes por fora e macias por dentro, é tão logo cortadas, colocá-las no congelador, por cerca de meia hora. E, depois, de retiradas do congelador, enxugá-las antes de fritá-las em óleo limpo e morno. Para retirar o excesso de óleo das batatas, depois de fritas, utilize papel absorvente para secá-las. As batatas fritas só devem ser salgadas, na hora de serem servidas.

 

RECEITASPara receitas de pratos de batata, sugiro entrar nos sites relacionados nos "links de batata".