Agulhinha (Oryza sativa ssp indica)

 

 

        É simplesmente o arroz mais conhecido como “branco”, proveniente de variedades de grãos da classe “longo fino”, desenvolvidas no sul do Brasil e cultivadas em terras irrigadas, notadamente no Rio Grande do Sul. Atualmente, é a variedade mais comum empregada na cozinha do país.

        Ele é comercializado sob três formas distintas. A primeira como “Polido”, o nosso arroz do dia a dia, que foi beneficiado, retirando-se o germe, o pericarpo e a maior parte da camada interna ou aleurona. Os outros dois são parboilizado e polido (chamado de “Parboilizado”); e parboilizado e integral (dito “Integral”).

        Preparado normalmente com água, sal, alho e eventualmente outros temperos, ficando seco e soltinho. Muito usado como acompanhamento de diversos pratos.

        Vide também: Parboilizado e Integral.           

        Produtores: Tio João, Camil, Prato Fino, Blue Ville, Namorado, Volkmann Biodinâmico

 

Agulhinha IAC 105 (Oryza sativa ssp indica)

        O IAC desenvolveu esta variedade de arroz irrigado para o Estado de São Paulo.

        Apresenta como dimensões médias: 6,8 mm de comprimento, 2,1 mm de largura e 3,2 de relação comprimento/largura. Na legislação brasileira, o seu grão é classificado como “longo fino”. Tem teor médio de amilose de 25,3% e temperatura de gelatinização intermediária / baixa.